quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Guia de Viagem: ILHA DO MEL

Olá pessoal, tudo bem? Hoje resolvi inaugurar um novo quadro aqui no blog. Resolvi chamá-lo de "Guia de Viagem". Eu AMO viajar, mas não faço isso com frequência pois não tenho condições financeiras, mas se eu pudesse resumir a minha vida em viagens, eu resumiria, pois Deus criou tanta coisa linda nesse mundo, e é maravilhoso poder conhecer culturas diferentes, se encantar com diferentes paisagens, lugares, comidas, pessoas, costumes, etc. Então, vou fazer pra vocês um guia das minhas viagens recentes (depois que me casei), que foram duas: Ilha do Mel (PR) e Gramado (RS). Faz um tempinho já que fiz as duas, mas acho válido postar e contar como foi a minha experiência, coisas que eu mais gostei, quais lugares conhecer, pontos negativos, entre outras coisas. E quando eu fizer mais alguma viagem turística, com certeza trarei a experiência e minhas recordações aqui pra vocês!

Vou começar então falando da minha viagem para a ILHA DO MEL, pois agora que as férias chegaram, para a maioria das pessoas, o destino principal geralmente é praia, não é? Rsrs. Então quem sabe alguém aí não fica animado(a) pra ir conhecer esse lugar?! Eu fui pra lá em Dezembro de 2011.

A Ilha do Mel, se localiza na Baía de Paranaguá, e possui muitas praias lindas (as mais bonitas da região - na minha opinião). Ela é uma reserva ecológica, tanto que dos seus 2.700 hectares de área, apenas 200 são liberados para as visitas do público. Lá, não é permitido qualquer tipo de motor (carros, motos..), nem tração animal. 

FOTO DA INTERNET

Encontramos também algumas pousadas e restaurantes pequenos, mas que suprem a necessidade de quem escolhe a Ilha como local para passar uns dias, mas se você é como eu, que não aguenta muito as ''aventuras selvagens" rsrs, que não tem condicionamento pra tanto, eu aconselho a não ir pra passar mais de um dia, pois eu sofri demais nesse sentido e vou explicar o por quê. Como vocês devem imaginar, pra qualquer lugar que você vá lá na Ilha, restaurante, mercadinho, para atravessar de uma praia para outra, é tudo através de trilhas, mas eu achava que era uma coisa perto da outra, e NÃO! kkkkk Tudo fica muitoooo longe gente, mas o pior não é a caminhada e sim o SOL! Este sempre foi e sempre será o meu maior inimigo (deixando claro que eu sei a importância do Sol para a vida, mas qualquer experiência que tenho com o bonito é muito traumatizante). Eu amo caminhar na beira da praia no fim da tarde, no meio das trilhas, desde que tenha SOMBRA, e essa é uma palavra que a Ilha do Mel desconhece rsrs. Digamos que 90% da Ilha é tomada pelo Sol, tem beeeem pouca sombra, e isso acabou causando uma enorme desregulação hormonal em mim, e mesmo indo para a praia após as 18:00hrs (no horário de verão), eu peguei uma forte insolação e precisei ficar de cama logo nos primeiros dias. Gente, quero deixar totalmente esclarecido uma coisa aqui: Eu sou branca como leite (não é legal ser assim), e tenho alergia de sol (farei um post mais pra frente falando disso), por isso sofri muito! Meu marido, que é normal  rsrs, que tem  o biotipo da maioria das pessoas, não sentiu absolutamente nada, não se queimou, não ficou doente, nadinha! Isso tudo aconteceu COMIGO, ok? Então, voltando ao assunto da Ilha =D 





PRAIA DAS ENCANTADAS (a mais tranquila e rasa de todas) Essa foto é uma das minhas favoritas... Pôr do Sol.. Ventinho geladinho... Era o único horário que eu conseguia aproveitar mais a praia, sem ter que me restringir das coisas =)

Para chegar lá, o transporte é através de barco, e confesso que esses passeios foram os meus favoritos! Ai gente como eu AMEI andar de barco! Eles são todos bem abertos, e bate um vento muito muito gostoso! Se eu pudesse, ficaria só andando de barco kkkkkkk. Os terminais de embarque ficam nos municípios de Pontal do Paraná, com um percurso de mais ou menos meia hora pra chegar na ilha, ou em Paranaguá, durando cerca de uma hora e meia. Se você for de carro, deve deixá-los estacionados no continente, próximo aos terminais de embarque (pagando estacionamento). E é cobrado uma taxa de embarque.

Os pontos turísticos mais visitados da Ilha são: As praias de Fortaleza, Nova Brasília, Farol das Conchas e Encantadas. Eu fiquei hospedada em uma pousada na praia das Encantadas, porque é onde ficam concentrados os restaurantes, mas para nadar não indico muito essa praia, porque apesar de rasa e tranquila, é um pouco suja. A que eu mais gostava de nadar, era no Mar de Fora, que tem bastante ondas, bastante vento, e a água é bem limpinha!!! Mas tem que tomar muito cuidado lá, porque tem muitos buracos fundos, e o mar é mais nervoso, tanto que eles indicam mais pra quem pratica surf. Mas se você respeitar as placas de sinalização, e não abusar, ficar só ali no comecinho, consegue se divertir e se refrescar muito!! =D 

MAR DE FORA (Agitado, com muitas ondas)


PRAIA DAS ENCANTADAS (olha como é tranquila :) ) 


Aqui é uma parada que fizemos, em um dos primeiros morros que tínhamos que atravessar para ir para a Fortaleza. Olhem só como não tem sombra! (Mas é impossível deixar de admirar tamanha beleza!) *-*




A gruta! Se você conseguir atravessar andando a agitação do mar de fora, você chega nessa gruta linda!

Eu e meu marido tentamos conhecer a Fortaleza, que é um local lindo e muito famoso da Ilha, mas pra chegar lá tinha que atravessar morros e andar muito muito muito embaixo do sol. Nós não imaginávamos isso, e pra variar, eu não aguentei chegar lá. Foi uma aventura e tanto rsrsrs, tive que atravessar uma parte do mar passando por cima de pedreiras enormes, e gente, que vergonha, eu subi nas pedras e não conseguia descer! Meu marido falava: Pula! Pula! E eu não tinha coragem! Aí apareceu um homem com sua família, e também foi atravessar lá, aí eu subi nas costas dele e desci das pedras kkkkkk Que mico! Mas foi bem divertido ^^ 
Uma das coisas que eu mais gostei, é que não tem quase ninguém nas praias, e olha que fui em Dezembro! Mas tinham certos horários que só o nosso guarda-sol ficava na praia rsrs, mais nenhum. Nos demais, sempre tinha pouca gente, e eu gosto disso porque me sinto mais à vontade, relaxo mais minha cabeça, curto mais o momento. E também a Ilha tem um limite de pessoas por dia (5 mil visitantes). Chegando nesse número, ninguém mais entra naquele dia ;) 

FOTO DA INTERNET - Aquele pontinho branco ali em cima do morro, é o Farol, mas a Momô aqui não conseguiu caminhar até lá =/ rsrs

Um dos passeios que quem vai lá não deve deixar de fazer, é o dos GOLFINHOS! Não vai pensar que você irá passar a mão em algum deles porque não é assim rsrsrs, a gente apenas chega de barco no local onde eles costumam aparecer, mas dá pra ver eles mergulhando o tempo todo. Mesmo de longe, o passeio é uma delícia! O barco faz uma pausa para almoçarmos em uma ilha próxima, e do restaurante conseguimos ver os golfinhos nadando! É simples e encantador *-* O embarque sai tanto da praia das Encantadas, quanto de Nova Brasília, e o custo varia de R$25,00 a 50,00 cada um, dependendo da quantidade de pessoas que faz o passeio.



DICAS ESSENCIAIS PARA ESSA VIAGEM:

*Levem e usem MUITOOOOO protetor solar!
*Nada de roupas e calçados chiques. Leve tênis para fazer suas caminhadas das trilhas, e chinelinhos pra ficar na praia, ir nos restaurantes, etc.
*Leve dinheiro! Na Ilha não tem banco nem caixa eletrônico. Alguns lugares aceitam cartão, mas nem todos. 
*Sempre ande com uma garrafa de água pra qualquer lugar que for.
*LANTERNA é fundamental! Você não conseguirá ir a lugar nenhum a noite se não tiver uma em mãos.
*Leve uma roupinha mais ajeitadinha caso queira dançar nas ''baladinhas'' de lá!
*LEVE REPELENTE! Insetos tem em qualquer lugar envolto por natureza, e na Ilha do Mel não é diferente, principalmente se você visitar a ilha no mês de Novembro, ou início de Dezembro, pois é a época de reprodução das Mutucas, uma espécie de mosca bem estressadinha. Passamos um episódio com essas danadas kkkk Elas começam a te ''espancar'', e te perseguem! Foi difícil fugir, mas deu certo! 
*Os melhores meses para visitar a Ilha são de Dezembro e Janeiro. Nos demais meses chove muito!

Bom gente, acho que é isso que eu tenho pra falar! Espero que vocês tenham gostado, e que desperte em alguém a vontade de conhecer este lugar lindo! Não é porque eu sofri, que eu não gostei. Mesmo com meus probleminhas eu consegui desfrutar de uma linda natureza, relaxar minha mente e recuperar as energias! 

Beijos, e não deixem de comentar!!!

Um comentário:

  1. Olá querida!
    Meu nome é Thaís Lovain e sou autora do blog Tha Beleza?!
    Gostaria de saber se posso divulgar seu vídeo sobre maquiagem para o natal em um post que quero fazer em meu blog!
    Colocarei todas as informaçoes sobre seu blog no meu post!
    Aguardo sua resposta!
    Beijão
    thabelezza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir